Marcadores

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Plano de Ensino Composição Coreográfica I (2°/2018)


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA
CAMPUS BRASÍLIA

Curso: Licenciatura em Dança
Unidade Curricular: Composição Coreográfica I
Professores: Lina Frazão de Castro
Carga horária: 80 horas                                                              
Semestre/Ano: 2°/2018
5° período


                                   PLANO DE ENSINO

COMPETÊNCIAS:
·         Identificar e relacionar aspectos históricos da composição coreográfica aos processos atuais;
·         Conhecer e utilizar elementos básicos da composição coreográfica, desenvolvendo as diversas etapas do processo.
·         Refletir criticamente sobre as estratégias de composição aplicadas à dança escolar.

HABILIDADES E ATITUDES:
·         Identificar as fases do processo coreográfico;
·         Reconhecer os elementos básicos para a estruturação coreográfica;
·         Relacionar as estratégias de composição e a dança na escola.

CONHECIMENTOS: BASES TECNOLÓGICAS
Composição coreográfica: aspectos conceituais, históricos. O processo criativo: estímulos iniciais acerca do tema, pesquisa de movimento, seleção de ideias de movimento, organização da dramaturgia, construção e desenvolvimento de sequências de movimento, organização da estrutura coreográfica e da composição cênica. Estudo prático e teórico da percepção. Estudo dos elementos básicos para a estruturação coreográfica: corpo, ações, espaço, dinâmica, relacionamento. Improvisação como estratégia de criação, a partir de diversos estímulos. A composição coreográfica e a dança escolar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Estudo do uso do espaço-tempo na criação coreográfica; percepção espacial, construção de linhas, curvas, diagonais, figuras geométricas no desenho coreográfico, percepção de timing em entradas e saídas da cena; composição instantânea. Simetrias e assimetrias na construção coreográfica.  Desestruturação do centro do palco como principal local da cena coreográfica, o legado de Merce Cunningham nesta habilidade através do acaso.
Pensar o corpo na dança: dramaturgia. Elementos componentes da dramaturgia (iluminação, figurino, música, espaço, narrativa linear ou abstração, composição de cores no espaço cênico). O uso do gestual cotidiano na dança e suas transformações. Ressignificação do gesto. Possibilidades de condução do aluno/bailarino para produção de material coreográfico. Qualidade de movimento: como atingir a acuidade do olhar enquanto coreógrafo. Uso de elementos de construção: forma, velocidade, repetição, arquitetura, gesto e ação, voz, texto, duração da cena.
                                                                                                           METODOLOGIA                                                                            
Aulas teórico-práticas com exposição verbal de conceitos; demonstração e prática supervisionada; orientação verbal, gestual e pelo toque; exercícios de experimentação do uso do espaço na criação coreográfica, exploração diferentes de estruturas coreográficas; composição instantânea, debates direcionados sobre textos específicos relacionados à prática da unidade curricular; produção textual e artística. Apresentação de filmes, vídeos, fotografias como elementos para se discutir a composição.

RECURSOS DIDÁTICOS                                                                              
Aparelhos de som e amplificadores, textos didáticos e científicos. Objetos específicos variados de acordo com as necessidades das produções artísticas.

AVALIAÇÃO                                                                                                
Os alunos serão avaliados por seu desempenho ao longo do curso, observando-se a pontualidade, assiduidade, interesse e participação durante a aula, concentração, domínio dos conteúdos, entrega dos trabalhos nos prazos e qualidade do trabalho final, considerando-se:
a) desempenho crítico-reflexivo teórico
Apresentação de trabalho escrito sobre o processo criativo do coreógrafo israelense Ohad Naharin a partir do fime "Gaga, o amor pela dança". Co-relacionar com textos indicados na bibliografia também nos textos indicados ao final deste Plano de Ensino. Entrega do trabalho escrito: 2,0 pontos. Data: 24/09/2018. Os alunos que não puderem estar presentes no dia 24/09, devem entregar o trabalho para que algum colega de classe que vá estar presente neste dia de aula. Caso não seja possível, os trabalhos entregues com atraso serão aceitos, mas receberão nota máxima de apenas 2,0 pontos quando entregues para a professora na mesma semana (ou seja, até dia 09 de novembro) e nota de 1,0 ponto quando entregues na semana seguinte (até dia 16 de novembro). Não serão aceitos trabalhos enviados por email.

b) desempenho em processos de ensino-aprendizagem e
A partir do texto "A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola", de Márcia Strazzacappa, pensar em uma proposta coreográfica para crianças em idade escolar. Utilizar a Cruz dos Esforços e princípios Labanianos para basear a estrutura da Composição Coreográfica com crianças. Apresentar para a turma e entregar a proposta por escrito. Data: 22/10/2018. Valor: 2,0 pontos (1,0 ponto para entrega da proposta e 1,0 ponto para apresentação).
c) desempenho na pesquisa e/ou produção artística
Entrar no site http://www.rosasdanstrosas.be/en-home/ onde a coreógrafa Anne Therese de Keersmaeker ensina trecho do trabalho coreográfico "Rosas danst rosas". Seguindo as instruções dos vídeos, aprender a coreografia e manipulá-la a partir de suas próprias ideias e conceitos. Como o vídeo está em inglês, é importante que os colegas que não entendam com clareza a língua inglesa, se juntem aos colegas que compreendam inglês. Caso contrário, sugiro que o discente tente aprender o trecho coreográfico através das imagens demosntradas nos vídeos. Apresentação no IFestival. Valor: 2,0 pontos.

d) Apresentação de ingressos de espetáculos
Apresentar no dia 26/11/2018 no mínimo quatro ingressos de espetáculos profissionais de dança ou teatro preferencialmente nos teatros do CCBB, Caixa, Funarte, Pé Direito, Sesc Ceilandia, Sesc Taguatinga, Sesc 913 sul, Casa da Árvore, Espaço Cena, Teatro Nacional, Goldoni, Centro Cultural Centro Tradicional de Invenção Cultural (Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro), Cultura Esquina Criativa, Imaginário Cultural, Espaço Usina, Mapati e galerias de arte. Os alunos que não puderem estar presentes na aula do dia 26/11 devem enviar os ingressos por algum colega de turma.
Juntamente com o ingresso, o aluno deve escrever sobre cada espetáculo visto  e se guiar para a escrita pelo Plano de Análise Coreográfica (presente no blog praticascorporais2.blogspot). É preciso escrever aprox. uma página sobre cada espetáculo visto. Apresentar o ingresso grampeado com o texto escrito no dia 26/11/18. (Caso não seja disponibilizado ingresso ao público ou no caso do espetáculo ser gratuito, é importante que o aluno faça uma "selfie" após o término do espetáculo, em frente ao cenário, para comprovar sua ida ao evento). Esta atividade vale 2,0 pontos e cada ingresso vale 0,5 pontos quando entregue com o parágrafo descritivo/crítico. 

e) Participação
A participação do aluno em sala de aula também será item avaliatório. Serão observados o interesse, assiduidade e comprometimento do aluno em sala de aula, a capacidade de avaliar o seu desempenho pela auto-observação, a aquisição de habilidades para fazer conexões entre os exercícios; a capacidade de concentração e atenção durante o trabalho de experimentação e repetição de movimentos; o desenvolvimento da capacidade de articulação e integração dos conteúdos ministrados, a capacidade de trabalhar em grupo e assiduidade na entrega dos trabalhos. A participação do aluno vale 2,0 pontos

Para a aprovação é exigido um mínimo de 60% de aproveitamento e 75% de frequência às aulas.

O atendimento ao estudante será às quartas-feiras, às 14h00 , com agendamento prévio diretamente com a docente ou através do email da docente  lina.castro@ifb.edu.br

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o Próximo Milênio. São Paulo: Ed. Cia das Letras, 1989.
LOBO, Lenora et Navas, Cassia.  Arte da composição: Teatro do Movimento.  Brasilia, editora LGE,
2008.
SANCHEZ, Licia Maria Morais. A Dramaturgia da Memória no Teatro Dança. São Paulo: Perspectiva,
2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR :
BOGGART, Anne. A Preparação do Diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2009
JEUDY, Henri Pierre. O Corpo Como Objeto de Arte. São Paulo : Estação Liberdade, 2011.
RAMOS, Adriana ; THRALL, Karin.  Artes Cênicas Sem Fronteiras.  São Paulo : Anadarco Editora,
2008.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado. São Paulo : Intermeios, 2012.

30/7
Aula inaugural. Recepção dos calouros das 14h00 às 15h40. Ás 16h00. apresentação das professoras e dos alunos, comentários sobre o semestre, aula prática.
06/08
Apresentação e discussão de Plano de Ensino. Aula prática.
13/08
Aula prático-teórica sobre conceito de dramaturgia. Leitura do texto de Ana Pais "O crime compensa ou o poder da dramaturgia". Apresentação de fotografias e imagens da Revistam Zumm, da Revista Foam e de pasta do Instagram.
20/08
Aula prática e teórica sobre figurino, cenário, iluminação e música para a composição coreográfica. Ver os vídeos e imagens indicados ao fim deste Plano de Ensino.
27/08
Aula prática: Criação e manipulação de sequência coreográfica criada a partir do desenho das letras do proprio nome. Experimentar a sequencia com diferentes músicas e contextos. Alteração de tempo, espaço, peso e fluência.
Aula teórica: Ver os vídeos e imagens indicados ao fim deste Plano de Ensino.Ler Cap. 02 da dissertação de Luciana Lara para aula que vem.
03/09
A confirmar: a coreógrafa Luciana Lara será convidada para ação teórica e prática sobre Cap. 02 de sua dissertação "Criação de sentidos e dramaturgia".
10/09
Aula prática: Cubo coreográfico de Trisha Brown.
17/09
Aula teórico/prática: Desestruturação do centro do palco como principal local da cena coreográfica, o legado de Merce Cunningham nesta habilidade através do acaso
24/09
Aula prática e apresentação de trabalho escrito sobre o processo criativo do coreógrafo israelense Ohad Naharin a partir do fime "Gaga, o amor pela dança". Co-relacionar com textos indicados na unidade curricular e também com as informações disponibilizadas em sala de aula. Entrega do trabalho escrito: 2,0 pontos
01/10
Aula teórico-prática.
08/10
Trabalhar princípio da Cruz dos Esforços de Laban e sua relação com a composição coreográfica. A EDUCAÇÃO E A FÁBRICA DE CORPOS: A DANÇA NA ESCOLA Márcia Strazzacappa.
15/10
Dia do professor. Feriado.
22/10
A partir do texto "A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola", de Márcia Strazzacappa e do texto " DANÇANDO NA ESCOLA" de  Isabel A. Marques,  apresentar proposta coreográfica para crianças em idade escolar. Utilizar princípios Labanianos e a Cruz dos Esforços para basear a estrutura da Composição Coreográfica com crianças. Apresentar para a turma e entregar a proposta por escrito. Data: 22/10/2018. Valor: 2,0 pontos (1,0 ponto para entrega da proposta e 1,0 ponto para apresentação).
29/10
Aula prática e ensaio para a variação de "Rosas danst rosas"
05/11
Aula prática e ensaio para a variação de "Rosas danst rosas"
12/11
Aula prática e ensaio para a variação de "Rosas danst rosas"
19/11
Aula prática e ensaio para a variação de "Rosas danst rosas"
26/11
Apresentar no mínimo quatro ingressos de espetáculos profissionais de dança ou teatro. Discussão sobre os espetáculos assistidos. Valor: 2,0 pontos.
03/12
A partir das datas do IFestival, apresentar variação de "Rosas danst rosas de Anne Therese de Keersmaeker. Link:   http://www.rosasdanstrosas.be/en-home/ 
 Valor: 2,0 pontos.
10/12
Finalização da unidade curricular, entregas de notas e avaliações.
Agosto, setembro, outubro e novembro
Ida ao teatro para ver 04 espetáculos. Horas complementares para fechamento de carga 80 horas.

Textos a serem estudados, (além dos textos indicados na bibliografia):
DANÇA NA EDUCAÇÃO: DISCUTINDO QUESTÕES BÁSICAS E POLÊMICAS
Márcia Strazzacappa
O CRIME COMPENSA OU O PODER DA DRAMATURGIA, de Ana Pais
A EDUCAÇÃO E A FÁBRICA DE CORPOS: A DANÇA NA ESCOLA
Márcia Strazzacappa
DANÇANDO NA ESCOLA de  Isabel A. Marques
Manuel de Barros
Roube como um artista, de Austin Kleon
Cap. 02 da dissertação de Luciana Lara "Criação de sentidos e dramaturgia".
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16699/1/2014_LucianaSoaresLara.pdf

Vídeos/imagens
Jerry Lewis em consultório pisquiátrico.
https://www.youtube.com/watch?v=KtqFEpZOfuM

Music for one appartment and six drummers
https://www.youtube.com/watch?v=sVPVbc8LgP4

William Forsythe
https://www.youtube.com/watch?v=cqGyFiEXXIQ
https://www.youtube.com/watch?v=iPScI15bUkE&t=42s

Veronique Doisneau
https://www.youtube.com/watch?v=OIuWY5PInFs

Human, the movie
https://www.youtube.com/watch?v=TnGEclg2hjg&t=351s

"The Uncomfortable" de Katrina Kamprani
http://www.thegreekfoundation.com/design/uncomfortable-katerina-kamprani

"The Wrinkles Project" de Noa Zilberman
https://www.youtube.com/watch?v=JL_oBf-Qyos

Yoann Bourgeois
https://www.youtube.com/watch?v=1eBSi5B8nDY
https://www.youtube.com/watch?v=SFRiHQ-Lwzk

Trisha Brown "Accumulation"
https://www.youtube.com/watch?v=86I6icDKH3M

Luciana Lara em Oficina de dramaturgia da dança
https://www.youtube.com/watch?v=95shNRlXAdA



Nenhum comentário:

Postar um comentário