INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA
CAMPUS BRASÍLIA
PLANO DE ENSINO Práticas Corporais II
Identificação
|
|
Curso
|
Licenciatura em dança
|
Componente Curricular
|
Práticas Corporais II
|
Módulo, Período, Semestre, Ano
|
2° 2018
|
Docente
|
Lina Frazão de Castro
|
Coordenador
|
Fauzi
Mansur
|
Dia e horário das aulas:
|
2as (14h00 às 15h40), 4as (16h50 às 18h30)
e 6as (16h50 às 18h30)
|
Carga Horária (H/A)
|
120 horas
|
OBJETIVOS
|
· Disponibilizar-se corporalmente para
o ato criativo;
· Entender o corpo como meio de expressão
artística, a partir do desenvolvimento do movimento consciente;
· Desenvolver noções de espaço a
partir do corpo em movimento;
· Potencializar capacidades
relacionadas a alongamento, força e flexibilidade.
· Consolidar as potencialidades desenvolvidas a
partir da desconstrução de padrões pré-estabelecidos de movimento e postura;
· Ter preparo corporal para a
expressão na dança;
· Estar apto a detectar as
diferentes percepções sensoriais e motoras.
|
BASES TECNOLÓGICAS
|
Aprofundamento dos estudos iniciados em Práticas
Corporais I. Estudo do movimento, das progressões motoras articulares e
musculares em relação à força, equilíbrio, coordenação, agilidade e
alongamento. Pequenas e grandes flexões e extensões, rotações, simetrias e
assimetrias.
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
|
Sensibilização para percepção do corpo em seus
espaços internos e externos. Relação do corpo em movimento com os níveis
alto, médio e baixo. Estudo da educação somática aplicada à dança.
|
METODOLOGIA
DE
ENSINO
|
Aulas teórico-práticas com exposição verbal de
conceitos; demonstração e prática supervisionada; orientação verbal, gestual
e pelo toque; exercícios de exploração livre de movimentos a
partir de conceitos específicos; repetição de sequências de exercícios e
coreográficas; compartilhamento de sequências de movimentos entre os
estudantes; debates direcionados sobre textos específicos relacionados à
prática da unidade curricular; produção textual e artística.
|
Recursos Didáticos
|
Aparelhos de som e amplificadores, textos didáticos
e científicos.
|
Avaliação da Aprendizagem
|
Os alunos serão
avaliados por seu desempenho ao longo do curso, observando-se a pontualidade,
assiduidade, participação durante a aula, concentração, domínio dos
conteúdos, entrega dos trabalhos nos prazos e qualidade do trabalho final.
a) Para o dia 03/09/2018:
Avaliação: O
aluno deve ver todas as postagens artísticas do blog http://praticascorporais2.blogspot.com/
e escolher um vídeo ou dois vídeos. A análise será por escrito. É importante
que as análises escritas sigam o Plano de Análise Coreográfica,
presente no blog. Valor: 3,0
pontos.
b) Para o dia 08/10/2018:
Desempenho crítico-reflexivo
teórico Ler o texto da página 72 a 90 da dissertação " O CORPO EM ESTADO
DE TRANSPARÊNCIA: ABORDAGENS DIDÁTICAS EM DANÇA" encontrado no link
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15771/1/2014_LinaFrazaoCastro.pdf
e a partir do texto, redigir uma carta escrita à mão onde o aluno exponha o
processo vivenciado durante o semestre em PC II e que avalie criticamente a
condução, o conteúdo, as abordagens didáticas, suas facilidades e
dificuldades no processo de aprendizagem, sempre co-realcionando com o texto
lido. Valor: 3,0 pontos.
c)
Apresentar no dia 26/11/2018
no mínimo quatro ingressos de espetáculos profissionais de dança ou teatro
preferencialmente nos teatros do CCBB, Caixa, Funarte, Pé Direito, Sesc,
Espaço Cena, Teatro Nacional, Goldoni, Centro Cultural Centro Tradicional de
Invenção Cultural (Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro), Teatro Nacional, Espaço
Usina, Mapati e galerias de arte. O aluno deve se guiar pelo Plano de Análise
Coreográfica (presente neste blog). É preciso escrever aprox. uma página
sobre cada espetáculo visto. Apresentar o ingresso grampeado com o texto
escrito no dia 26/11/18. Caso não seja disponibilizado ingresso ao público ou
no caso do espetáculo ser gratuito, é importante que o aluno faça uma
"selfie" após o término do espetáculo, em frente ao cenário, para
comprovar sua ida ao evento. Esta atividade vale 2,0 pontos e cada ingresso
vale 0,5 pontos quando entregue com o parágrafo descritivo/crítico.
d) Participação
A participação do aluno em sala de aula também será item avaliatório. Serão
observados o interesse, assiduidade e comprometimento do aluno em sala de
aula, a capacidade de avaliar o seu desempenho pela auto-observação, a
aquisição de habilidades para fazer conexões entre os exercícios; a
capacidade de concentração e atenção durante o trabalho de experimentação e
repetição de movimentos; o desenvolvimento da capacidade de articulação e
integração dos conteúdos ministrados e a capacidade de trabalhar em grupo. A
participação do aluno vale 2,0 pontos.
O atendimento ao estudante será às quartas-feiras às 14h00, com agendamento prévio de pelo menos 72 horas através do email da docente lina.castro@etfbsb.edu.br |
Bibliografia Básica
|
BERTAZZO, Ivaldo. Corpo Vivo: Reeducação
pelo Movimento. São Paulo: Sesc, 2010.
BOLSANELLO, Debora P. Em Pleno Corpo:
Educação Somática, Movimento e Saúde. 2°. Edição. Curitiba: Juruá, 2010.
MILLER, Jussara. A Escuta do Corpo. São
Paulo: Summus, 2007.
|
Bibliografia Complementar
|
BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão Corpo: Identidade
e Autonomia do Movimento. São Paulo: Summus, 1998.
FELDENKRAIS, MOSHE. Consciência pelo
movimento. São Paulo, Summus, 1997.
KESSELMAN, Susana. El Pensamiento Corporal:
De La Inteligencia Emocional a La Inteligencia Sensorial. 1a. edição. Buenos
Aires: Lumen, 2005.
SANTOS, Angela. A Biomecânica da Coordenação
Motora. São Paulo: Summus, 2002.
VISHNIVETZ, Berta. Eutonia: Educação do
Corpo para o Ser. São Paulo: Summus, 1995.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário