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quarta-feira, 26 de março de 2014

Plano de Ensino Praticas Corporais 2



INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA
CAMPUS BRASÍLIA


PLANO DE ENSINO
Práticas Corporais II

Identificação
Curso
Licenciatura em dança
Componente Curricular
Práticas Corporais II
Módulo, Período, Semestre, Ano
2° 2018
Docente
Lina Frazão de Castro
Coordenador
 Fauzi Mansur
Dia e horário das aulas:
 2as (14h00 às 15h40), 4as (16h50 às 18h30) e 6as (16h50 às 18h30)
Carga Horária (H/A)
120 horas

 OBJETIVOS                                                                                  
·  Disponibilizar-se corporalmente para o ato criativo;
· Entender o corpo como meio de expressão artística, a partir do desenvolvimento do movimento consciente;
·   Desenvolver noções de espaço a partir do corpo em movimento;
·   Potencializar capacidades relacionadas a alongamento, força e flexibilidade.
· Consolidar as potencialidades desenvolvidas a partir da desconstrução de padrões pré-estabelecidos de movimento e postura;
·   Ter preparo corporal para a expressão na dança;
·    Estar apto a detectar as diferentes percepções sensoriais e motoras.
BASES TECNOLÓGICAS                                                                                   
Aprofundamento dos estudos iniciados em Práticas Corporais I. Estudo do movimento, das progressões motoras articulares e musculares em relação à força, equilíbrio, coordenação, agilidade e alongamento. Pequenas e grandes flexões e extensões, rotações, simetrias e assimetrias.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO                                                                                   
Sensibilização para percepção do corpo em seus espaços internos e externos. Relação do corpo em movimento com os níveis alto, médio e baixo. Estudo da educação somática aplicada à dança.
METODOLOGIA DE ENSINO                                                                                        
Aulas teórico-práticas com exposição verbal de conceitos; demonstração e prática supervisionada; orientação verbal, gestual e pelo toque; exercícios de exploração livre de   movimentos a partir de conceitos específicos; repetição de sequências de exercícios e coreográficas; compartilhamento de sequências de movimentos entre os estudantes; debates direcionados sobre textos específicos relacionados à prática da unidade curricular; produção textual e artística.
Recursos Didáticos
Aparelhos de som e amplificadores, textos didáticos e científicos.
Avaliação da Aprendizagem
Os alunos serão avaliados por seu desempenho ao longo do curso, observando-se a pontualidade, assiduidade, participação durante a aula, concentração, domínio dos conteúdos, entrega dos trabalhos nos prazos e qualidade do trabalho final.

a) Para o dia 03/09/2018
Avaliação: O aluno deve ver todas as postagens artísticas do blog http://praticascorporais2.blogspot.com/ e escolher um vídeo ou dois vídeos. A análise será por escrito. É importante que as análises escritas  sigam o Plano de Análise Coreográfica, presente no blog.  Valor: 3,0 pontos.

b) Para o dia 08/10/2018:
Desempenho crítico-reflexivo teórico Ler o texto da página 72 a 90 da dissertação " O CORPO EM ESTADO DE TRANSPARÊNCIA: ABORDAGENS DIDÁTICAS EM DANÇA" encontrado no link  http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15771/1/2014_LinaFrazaoCastro.pdf e a partir do texto, redigir uma carta escrita à mão onde o aluno exponha o processo vivenciado durante o semestre em PC II e que avalie criticamente a condução, o conteúdo, as abordagens didáticas, suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem, sempre co-realcionando com o texto lido. Valor: 3,0 pontos. 
c)  Apresentar no dia 26/11/2018 no mínimo quatro ingressos de espetáculos profissionais de dança ou teatro preferencialmente nos teatros do CCBB, Caixa, Funarte, Pé Direito, Sesc, Espaço Cena, Teatro Nacional, Goldoni, Centro Cultural Centro Tradicional de Invenção Cultural (Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro), Teatro Nacional, Espaço Usina, Mapati e galerias de arte. O aluno deve se guiar pelo Plano de Análise Coreográfica (presente neste blog). É preciso escrever aprox. uma página sobre cada espetáculo visto. Apresentar o ingresso grampeado com o texto escrito no dia 26/11/18. Caso não seja disponibilizado ingresso ao público ou no caso do espetáculo ser gratuito, é importante que o aluno faça uma "selfie" após o término do espetáculo, em frente ao cenário, para comprovar sua ida ao evento. Esta atividade vale 2,0 pontos e cada ingresso vale 0,5 pontos quando entregue com o parágrafo descritivo/crítico. 
d) Participação A participação do aluno em sala de aula também será item avaliatório. Serão observados o interesse, assiduidade e comprometimento do aluno em sala de aula, a capacidade de avaliar o seu desempenho pela auto-observação, a aquisição de habilidades para fazer conexões entre os exercícios; a capacidade de concentração e atenção durante o trabalho de experimentação e repetição de movimentos; o desenvolvimento da capacidade de articulação e integração dos conteúdos ministrados e a capacidade de trabalhar em grupo. A participação do aluno vale 2,0 pontos.

O atendimento ao estudante será às quartas-feiras às 14h00, com agendamento prévio de pelo menos 72 horas através do email da docente  lina.castro@etfbsb.edu.br
Bibliografia Básica

BERTAZZO, Ivaldo. Corpo Vivo: Reeducação pelo Movimento. São Paulo: Sesc, 2010.
BOLSANELLO, Debora P. Em Pleno Corpo: Educação Somática, Movimento e Saúde. 2°. Edição. Curitiba: Juruá, 2010.
MILLER, Jussara. A Escuta do Corpo. São Paulo: Summus, 2007.
Bibliografia Complementar
BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão Corpo: Identidade e Autonomia do Movimento. São Paulo: Summus, 1998.
FELDENKRAIS, MOSHE. Consciência pelo movimento. São Paulo, Summus, 1997.
KESSELMAN, Susana. El Pensamiento Corporal: De La Inteligencia Emocional a La Inteligencia Sensorial. 1a. edição. Buenos Aires: Lumen, 2005.
SANTOS, Angela. A Biomecânica da Coordenação Motora. São Paulo: Summus, 2002.
VISHNIVETZ, Berta. Eutonia: Educação do Corpo para o Ser. São Paulo: Summus, 1995.



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